quarta-feira, 23 de maio de 2007

O Governo marketeia as escolas particulares

Certo dia, em uma das minhas divagações diárias, me vi diante de uma situação intrigante. Afinal, para que serve o Enem, o tal do Exame Nacional de Cursos? Digo isso porque ele sempre fornece o mesmo resultado: Escolas particulares são melhores do que as públicas. Não seria então uma contra-propaganda de seu próprio projeto educacional. É realmente um depaupério, ou seja, o governo paga uma fortuna para dizer algo que todo mundo já está cansado de saber.Enfim, deve haver algum outro propósito. Pensei, pensei e, eureka!: O governo então é o garoto-propaganda das escolas particulares, é isso! Puxa, que reforço ein, com isso, percebi que realmente não adianta nem mandar proposta para as escolas oferecendo meus serviços de consultoria em comunicação e marketing, afinal, nunca vou ser melhor do que o governo cuja verba abunda (no bom sentido).Desta forma, é muito fácil para as escolas particulares fazerem propaganda, basta mostrar a nota do Enem. Com isso, formata-se uma política de preço. Hipotéticamente, se a escola pública vai até nota 4 e não custa nada, poderíamos dizer que a escola particular que obteve nota 5 pode cobrar R$ 100,00 por mês. Este raciocínio seria escalonado e aritmeticamente simples: a cada ponto na média do Enem, R$ 100,00 a mais na parcela. Que tal?Bem, não é realmente a minha praia falar de educação neste país, mas - como pagador de impostos e pai de duas filhas - me interesso demais com o que o governo faz com o dinheiro.E com a educação.

Nenhum comentário: