quarta-feira, 23 de maio de 2007

Aconteceu já faz um tempo. E a Cicarelli tava lá.

O YouTube mudou a minha vida!

- Pai, como que fecha um site? Perguntou minha filha de 12 anos. Eu respondi a ela: -De muitas formas, por exemplo, deixando de pagar o provedor de hospedagem, o registro do domínio, ou, por vontade dos seus proprietários, como foi o caso do www.aol.com.br.
E o juiz, pode fechar um site? Respondi que sim, afinal é uma ordem judicial e arrematei: - Se o site, estiver cometendo um crime grave e que afeta a todos os internautas. Mas, o que normalmente acontece é mandar tirar do ar alguma imagem, frase etc... Eu não conheço nenhum caso de tirar o site todo fora do ar porque seria o mesmo que fechar um jornal por conta de uma única matéria. Exagero.
Lá vem ela novamente: - Porque então o juiz fechou o Youtube a pedido da Cicarelli? É grave o que ela fez?
Naquele momento, minha vida tomou um outro rumo, ou seja, ter de explicar para a minha filha de, repito, 12 anos, que a atitude da Dona Cicarelli era a de impedir que as pessoas vissem o que ela estava fazendo numa praia pública. Tarefa complicada porque envolve um tema difícil de entendimento para nós, que é a "privacidade".
Mas, ao que parece, o filme em que a VJ Daniela Cicarelli se diverte com o namorado numa praia espanhola há de tudo menos violação de privacidade, até porque a rua, a repartição pública, a praça, a praia, são públicos. Ambientes públicos não são privados. É o que eu acho.
O YouTube é, meramente, um site que disponibiliza um espaço para quem quer que seja (abolutamente democrático), para a inserção de pequenos filmes. Lá você encontra desde pequenos filmes de família, até o polêmico trecho do enforcamento de Saddam Hussein. Lula e Alckmin, candidatos, já foram expostos no YouTube e não queriam, porque apareciam trechos extraidos de momentos antigos de sua trajetória política.
Assim, o bloqueio ao YouTube mudou a maneira com que vejo a "vida privada" e fez o Brasil passar por ridículo, comparando-a com países como China, Irã, Arábia Saudita, Cuba, que são países com censura à Internet.
Está certo que para muitas pessoas, este episódio não acrescentou em nada. Mas, fique sabendo que você não deve sair incólume dessa. Pelo menos no que diz respeito ao conceito de privacidade.Portanto, tome cuidado com essa história de Público e privado.

Nenhum comentário: